Na
transfiguração, Jesus manifestou-se na sua comunhão com Deus. Os discípulos que
a testemunharam – Pedro, Tiago e João – compreenderam a verdadeira identidade
de Jesus.
Os discípulos
já tinham percebido que Jesus era o Messias libertador anunciado no Antigo
Testamento e que Israel tanto aguardava, mas ainda acreditavam que a missão
messiânica de Jesus ia ser concretizada num triunfo sobre o Império Romano, a
maior potência mundial da época, que também dominava a Palestina.
Com
a transfiguração, mostra que que o seu pojeto messiânico não se vai concretizar
em triunfos humanos, mas no amor e no dom da vida, até às ultimas consequências,
culminando na cruz.
Na transfiguração, manifesta-se a glória de Jesus
e atesta-se que ele é o filho amado de Deus e de que o projeto que apresenta a
Israel e à Humanidade em geral é um projeto que vem de Deus. Um projeto que
visa a libertação e a felicidade plenas da pessoa humana, que nos impele cada
um de nós a valorizar a sua filiação e centelha divinas.
De ponto de vista literário, a narração da transfiguração
é uma teofonia, isto é, uma manifestação de Deus. Com efeito, nos relatos dos
Evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas, os autores colocam no contexto da
transfiguração todos os componentes das manifestações divinas associadas à
mundividência judaica: o monte, as aparições, as vestes brilhantes, a voz
provinda do céu, o temor e a perturbação daqueles que testemunham o encontro
com o Divino. Todas estas componentes aparecem nos relatos das teofonias no
Antigo Testamento.
De ponto de vista esotérico, a transfiguração
pode ser entendido como a terceira das cinco grandes iniciações espirituais de
Jesus (as outras quatro são o nascimento, o batismo, a ressurreição e a
ascensão). A transfiguração retrata uma das grandes etapas do processo de iluminação de Jesus.
O relato menciona que a transfiguração ocorre num monte, o que significa uma elevação do estado de consciiência. Nessa ocasião os predecessores de Jesus no caminho da salvação,
representados por Moisés e Elias, os dois principais profetas do Antigo
Testamento, participam desse momento de glória.
O facto da transfiguração ter ocorrido no alto de
um monte (provavelmente o monte Tabor, na Galilleia) tem um elevado significado
espiritual.
Representa o ponto no qual a natureza humana se
encontra com o Divino, o encontro entre o temporal e o eterno, entre a matéria
e o espírito, a terra e o céu.
Sem comentários:
Enviar um comentário