segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O Bar Mitzva de Jesus


Um dos episódios mais representados da infância de Jesus é a sua presença com os doutores da Lei judaica, no Templo de Jerusalém. A sua importância deriva do facto de ser o último evento da vida de Jesus narrado pelos Evangelhos canónicos, antes do batismo e do início do sua vida pública.
O episódio é descrito no Evangelho de Lucas. O jovem Jesus, então com doze anos de idade, acompanha Maria, José e o resto da sua família numa peregrinação a Jerusalém, por ocasião da Páscoa, a principal festa religiosa do judaísmo.
No dia regresso, permaneceu em Jerusalém e os seus pais, convictos de que ele estava com familiares, iniciaram a jornada de retorno à Galileia.
Quando se aperceberam da sua ausência na comitiva familiar, Maria e José regressaram à Cidade Santa, encontrando Jesus após três dias de buscas. Jesus foi encontrado no Templo, debatendo com os doutores da Lei judaica, que ficaram admirados pela sua inteligência e sabedoria.
Para além do Evangelho de Lucas, a história é igualmente mencionada pela literatura apócrifa, nomeadamente pelo Evangelho da Infância de Tomé.
O texto é bastante claro. Jesus faz perguntas aos doutores da lei, estes respondem-lhe, ele escuta-os. Por sua vez, eles fazem-lhe perguntas e ele responde-lhes inteligentemente.
Como imaginar que os doutores da Lei, todos eles profundos conhecedores da Tora e das demais Escrituras, e inclusive no caso de alguns deles, dos mistérios esotéricos da Cabala, como admitir que esses homens sábios se rebaixaram para instruir-se humildemente com um menino de doze anos.


Com toda a probabilidade, o episódio descrito pelo evangelista Lucas corresponde ao Bar Mitzva de Jesus. De acordo com o Evangelho de Lucas, Jesus, nesse episódio, contava com doze anos de idade. No judaísmo, quando um homem alcança, aos treze anos, a maioridade religiosa, adquire, por esse mesmo feito, a maioridade jurídica.
O Bar Mitzva é a designação dada à cerimónia que marca a passagem para a maioridade religiosa no judaísmo. Quando um judeu atinge a sua maioridade, aos treze anos, passa a ser responsável pelos seus atos, de acordo com a Lei judaica. Nessa altura, diz-se que o adolescente passa a ser Bar Mitzva (Filho do mandamento). Além de ser considerado como um jovem adulto, está qualificado para que possa ler e comentar as Escrituras na sinagoga local.
Atualmente, o Bar Mitzva é uma cerimónia com um conjunto de um conjunto de formas rituais. Mas é provável que nos tempos de Jesus, não se praticasse para tal fim a não ser um simples exame, ante os doutores da lei, que tinha como objeto verificar se o novo fiel estava capacitado para assumir todas as suas novas responsabilidades no marco da Lei religiosa, que regia todos os aspetos da vida da sociedade em Israel.
Portanto, o episódio que foi descrito como “Jesus ensinando aos doutores da Lei” foi o seu exame de maioridade religiosa e civil.
E quase com toda probabilidade foi devido ao fato de sua maioridade irrevogável, por isso José e Maria, muito ocupados com os seus outros filhos menores, fizeram a caminho de volta sem preocupar-se demasiado com o seu filho primogénito, que legalmente já estava emancipado.
Este episódio mostra igualmente que Jesus e a sua família estavam perfeitamente integrados nas tradições e valores do judaísmo.
O episódio foi muito representado na arte cristã. Nas primeiras representações, datadas da Idade Média, Jesus aparece geralmente no centro, sentando numa plataforma elevada e rodeado pelos anciãos, fazendo lembrar as palestras dos mestres nas universidades. Do Renascimento em diante, Jesus aparece rodeado pelos sábios que gesticulam, sugerindo a existência de um debate com o jovem mestre. 

6 comentários:

  1. o que a contecia com os jovens que nao passava priso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles iam seguir a profissão dos seus pais.

      Eliminar
    2. Nao eram considerados dignos de levar o nome da família adiante

      Eliminar
  2. Ouvi algo a respeito que dizia o seguinte: que jesusrecebeu o reconhecimento quando na cruz Deus declara a todos ;este é meu filho amado.... E também que somente Deus o podia fazer não José devido laços sangue pois foi concebido por Maria através de um milagre não concepção natural entre homem e mulher .
    E na cerimônia judaica somente o pai de sangue pode apresentar o filho

    ResponderEliminar
  3. Eu ouvi falar que essa cerimônia foi feita no batismo de João.. como era o pai de sangue que realiza essa cerimônia no caso foi no Jordão que o próprio Deus disse: Esse é o meu filho amado em quem me comprazo

    ResponderEliminar
  4. Mas como que foi o bar mitzva de Jesus se lucas fala que Ele tinha 12? O bar mitzva só acontece com 13...

    ResponderEliminar